CDS quer aposta na educação
Educação

A deputada do CDS, Rute Gregório, afirmou, esta quinta-feira, na sequência da declaração política do CDS sobre o futuro da educação e do sistema de ensino nos Açores, que “está na hora de definir e apostar na educação como pilar de um verdadeiro e sustentável desenvolvimento regional”. 


A deputada do CDS focou-se nas questões essenciais do ensino, considerando que os indicadores de educação nos Açores são muito preocupantes. “Temos demasiados indicadores abaixo das médias nacionais e/ou na cauda dos resultados por região” – lamentou a deputada do CDS.


Para a deputada do CDS, “os dados de 2016 e 2017 não enganam: a taxa de abandono precoce de educação e formação nos Açores é de 28%, mais do dobro da média do país; cerca de 70% da população não completou o ensino secundário, enquanto que no país é de 61%; a população com 15 ou mais anos com o ensino superior é de 13%, enquanto que no país é de 18%; a proporção de pessoas, entre os 18 e os 64 anos, que participou em atividades de aprendizagem ao longo da vida é de 30,9%, enquanto que no país é de 50,2%; a proporção de pessoas, entre os 18 e 64 anos, que conhece pelo menos uma língua para além da materna, é de 61,8% na Região, ou seja, estamos em último lugar, no contexto do país” – mencionou Rute Gregório.


Face aos dados apresentados pela deputada centrista, Rute Gregório constatou que, lamentavelmente, “em mais de 40 anos de autonomia e mais de 20 anos de Governo do PS, ainda não somos capazes de nos catapultar para os lugares cimeiros dos indicadores, ainda temos a população menos escolarizada, os menores índices de frequência do ensino superior, de aprendizagem ao longo da vida e de conhecimento de uma 2ª língua para além da materna”.


“Governar é uma responsabilidade. Governar é apresentar resultados. E governar, em autonomia, é uma responsabilidade ainda maior. Temos que ter melhores resultados” – concluiu a deputada do CDS.

CDS Açores
13/12/2018
Comunicação
Categoria: CDS Açores

voltar